sexta-feira, 26 de setembro de 2008
Reunião dos 3 CA's decide valor do aluguel da Xérox
A tão sonhada xérox da Comunicação está quase pronta. Os três Centros Acadêmicos do IL se reuniram hoje de manhã para (terminar de) discutir a questão do aluguel que cada um receberia. Ficou acordado que os valores seriam iguais e que seria R$ 250,00 com direito a uma cota de 200 xérox grátis, não cumulativas para os CA's.
O assunto foi amplamente discutido em diversas reuniões e o que sempre emperrou foi o contrato e o aluguel, mas com tudo decido esperamos que o Sr. Leonil se mude para o espaço 1 ainda este final de semana. Assim que finalizarmos do contrato postaremos aqui e assim que começarmos a receber vamos disponibilizar as prestações de contas.
quinta-feira, 25 de setembro de 2008
Oficinas do ERECOM
Jornal do CACOS
terça-feira, 23 de setembro de 2008
Assembléia Geral dos Estudantes da UFMT decide pela legitimidade do processo eleitoral
segunda-feira, 22 de setembro de 2008
Hohlfeldt acredita que a Academia pode e deve contribuir para a democratização da comunicação
a presidência da Intercom
A Academia, como um lugar que reúne diferentes instâncias de pesquisa, pode oferecer múltiplas perspectivas para a discussão dos temas relacionados à comunicação. Com a população organizada, é possível compreender e avaliar como funciona a mídia e como ela atende – ou não – aos interesses da sociedade brasileira. As afirmações são do jornalista e professor Antonio Hohlfeldt, que tomou posse neste mês como presidente da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação – Intercom*. Ele pretende dirigi-la coletivamente (tradição da entidade), e ampliar o contato com as bases - alunos e professores de comunicação.
sexta-feira, 19 de setembro de 2008
Fique atento! [3]
Fique atento! [2]
Fique atento! [1]
A reunião será em algum dos três CA's.
quarta-feira, 17 de setembro de 2008
Quarta-feira (17) é dia de vestir a camisa do diploma
Quarta é dia de vestir a camisa
Na semana em que a FENAJ completa 62 anos de história, jornalistas brasileiros se reúnem em frente ao STF num Ato público em defesa do diploma para o exercício da profissão. O Ato está previsto para 13 horas desta quarta-feira, dia 17 de setembro, na Praça dos Três Poderes, em frente ao Supremo Tribunal Federal, em Brasília.
A FENAJ e os 31 Sindicatos de Jornalistas do país convidam todos os profissionais, estudantes e professores de Jornalismo que não puderem se deslocar até Brasília a vestir, no dia do Ato, a camisa da campanha "Jornalistas por formação" para marcar o protesto nas redações, assessorias e faculdades de todos os estados.
A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) completa 62 anos de luta em defesa dos jornalistas, do Jornalismo e da democracia no próximo dia 20, sábado. Para marcar a data é que os jornalistas de todo o Brasil marcaram para esta semana o protesto contra mais esta tentativa de desregulamentar a profissão no país e derrubar uma conquista histórica da categoria e da sociedade, no seu direito de ser bem informada. A ação que está prestes a ser julgada pelo STF teve origem em questionamento da Associação das Emissoras de Rádio e TV de São Paulo.
A tese dos patrões
Alegando que a Constituição de 1988 não acolheu o decreto lei 972/69, que regulamenta a profissão de jornalista, os patrões querem acabar com a obrigatoriedade do diploma como critério de acesso a profissão.
Para reagir ao ataque à organização dos trabalhadores, caravanas de jornalistas de redação e assessoria de imprensa, estudantes e professores de Jornalismo, organizadas pelos 31 Sindicatos de Jornalistas, já estão se deslocando para Brasília. Também confirmaram presença representantes do FNPJ (Fórum Nacional de Professores de Jornalismo), SBPJor (Sociedade Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo), Intercom, ABI (Associação Brasileira de Imprensa).
E entidades de jornalismo de todo mundo estão enviando notas de apoio à campanha para a FENAJ e ao STF. Já chegaram à FENAJ manifestações dos jornalistas da Finlândia, da National Union of Somali Journalists - NUSOJ (Somália), Icelandic Union of Journalists (Islândia), jornalistas da Tunísia, Federação de Jornalistas Africanos, National Union of Journalists - NUJ (Grã-Bretanha), Union of Cyprus Journalists (cipriotas), Associacion Nacional de Periodistas del Peru (peruanos). A FIJ (Federação Internacional dos Jornalistas) divulga a campanha e declara apoio em destaque no seu site. Para conferir: www.ifj.org/es
Mobilização
Diretores da FENAJ e do Sindicato dos Jornalistas do DF intensificaram, nesta segunda-feira (15),a agenda de mobilização nas redações, universidades e assessorias. As principais empresas de comunicação da capital federal e a escolas de Jornalismo estão sendo visitadas.
A intenção do protesto do dia 17 é sensibilizar os 11 ministros do STF a votarem a favor da manutenção do diploma como garantia mínima de qualificação teórica, ética e técnica profissional e de um Jornalismo voltado para o interesse público.
Viúva de Freire escreve carta de repúdio à Veja
"Muitos professores brasileiros se encantam com personagens que em classe mereceriam um tratamento mais crítico, como o guerrilheiro argentino Che Guevara, que na pesquisa aparece com 86% de citações positivas, 14% de neutras e zero, nenhum ponto negativo. Ou idolatram personagens arcanos sem contribuição efetiva à civilização ocidental, como o educador Paulo Freire, autor de um método de doutrinação esquerdista disfarçado de alfabetização. Entre os professores ouvidos na pesquisa, Freire goleia o físico teórico alemão Albert Einstein, talvez o maior gênio da história da humanidade. Paulo Freire 29 x 6 Einstein. Só isso já seria evidência suficiente de que se está diante de uma distorção gigantesca das prioridades educacionais dos senhores docentes, de uma deformação no espaço-tempo tão poderosa, que talvez ajude a explicar o fato de eles viverem no passado".
Curiosamente, entre os especialistas consultados está o filósofo Roberto Romano, professor da Unicamp. Ele é o autor de um artigo publicado na Folha, em 1990, cujo título é Ceausescu no Ibirapuera. Sem citar o Paulo Freire, ele fala do Paulo Freire. É uma tática de agredir sem assumir. Na época Paulo, era secretário de Educação da prefeita Luiza Erundina.
Diante disso a viúva de Paulo Freire, Nita, escreveu a seguinte carta de repúdio:
"Como educadora, historiadora, ex-professora da PUC e da Cátedra Paulo Freire e viúva do maior educador brasileiro PAULO FREIRE -- e um dos maiores de toda a história da humanidade --, quero registrar minha mais profunda indignação e repúdio ao tipo de jornalismo, que, a cada semana a revista VEJA oferece às pessoas ingênuas ou mal intencionadas de nosso país. Não a leio por princípio, mas ouço comentários sobre sua postura danosa através do jornalismo crítico. Não proclama sua opção em favor dos poderosos e endinheirados da direita, mas , camufladamente, age em nome do reacionarismo desta.
Leia a reportagem na íntegra em: http://www.fndc.org.br/internas.php?p=noticias&cont_key=283191
segunda-feira, 15 de setembro de 2008
Prestando contas
sexta-feira, 12 de setembro de 2008
Amanhã tem reunião do ERECOM!
quinta-feira, 11 de setembro de 2008
Até que enfim conseguimos!
quarta-feira, 10 de setembro de 2008
Caravana da UNE chega amanhã à UFMT
A Caravana da Saúde, Educação e Cultura da UNE passará amanhã pela UFMT. O evento é uma parceria com o Ministério da Saúde e passará por 41 universidades em todos os estados do páis até o dia 27 de novembro. O objetivo é aumentar o debate entre jovens sobre temas acerca da saúde e conscientizá-los. Atividades de música, esquetes de teatro e dança, malabarismo, saraus literários, debates, mostras de cinema e vídeo estão programadas. Também estão incluídas atividades de doação de sangue e orientação sobre câncer de mama e colo de útero.
A programação será no Centro Cultural e no Museu Rondon. Confira a programação.
Está quase!
Ajuda ao MST
segunda-feira, 8 de setembro de 2008
O que rolou no Chat Reunião do ERECOM.
Reunião do CACOS amanhã!
sexta-feira, 5 de setembro de 2008
quinta-feira, 4 de setembro de 2008
Chegou nosso PS1!
quarta-feira, 3 de setembro de 2008
FEDC vai debater democratização da comunicação com estudantes do IVE
O Fórum Estadual pela Democratização da Comunicação (FEDC) vai realizar um debate com estudantes do IVE no próximo dia 04 de setembro. Foi definido que o debate, marcado para iniciar às 19h30, será realizado com estudantes do curso de Jornalismo e de Pedagogia.
O objetivo é levar a discussão sobre democratização da comunicação aos bancos das universidades, escolas, movimentos sociais, entidades e espaços públicos em geral. O FEDC já participou de um debate junto aos alunos do curso de Comunicação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e pretende ampliar a discussão cada vez mais.
No debate do dia 04 de setembro o Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso (Sindjor-MT) fará a primeira exposição, seguido do Conselho Regional de Psicologia (CRP). Depois será aberto o debate com os estudantes.
Marcia Raquel
Tesoureira em exercício do Sindjor-MT e membro do FEDC
FONTE: http://sindicatodosjornalistasmt.blogspot.com/2008/08/fedc-vai-debater-democratizao-da.html
segunda-feira, 1 de setembro de 2008
Vacinação contra a rubéola no IL.
Participe!
Parceria UFMT/CABES e Secretaria Municipal de Saúde.