Mesmo assim, em reunião interna o CACOS elegeu delegado e suplentes que iriam até o 12º Conselho Nacional de Entidades de Base da UNE votar a Reforma Universitária que esta defenderá como ideal. Junto à maioria dos CA's da UFMT e de Mato Grosso, o CACOS se uniu à oposição para defender a universidade pública contra o REUNI e a Reforma Universitária defendidos pela majoritária.
A primeira impressão ao chegar no CONEB era um total falta de organização e respeito aos estudantes. Falta de comida, sem condições de tomar banho ou dormir e com música 24 horas por dia, não havia condições de realizar nenhum tipo de debate naquele espaço. O Grupo de Discussão de Comunicação, por exemplo, nem chegou a acontecer devido à má oganização.
O que levamos deste CONEB é que as entidades de base dos estudantes devem cada vez mais se empenhar em mostrá-los o que vemos nestes espaços: falta de discussão, votos comprados, delegados falsos e todo tipo de corrupção. Mas a UNE defendeu os estudantes em períodos complicados e deve ser retomada para eles!
Contra a majoritária da UNE!