Os membros Centro Acadêmico de Comunicação Social se sentiram extremamente ofendidos com comentários feitos por alguns estudantes devido às posturas que tomamos perante a organização da ida ao ENECOM Rio 2008. Chegou aos nossos ouvidos que algumas pessoas estavam descontentes porque não iríamos assinar o contrato de aluguel do ônibus que levará a delegação Cuiabá ao encontro. Pois bem, vamos aos esclarecimentos.
A entidade CACOS não pode se responsabilizar inteiramente pelo contrato pois não possui CNPJ, que é o registro em cartório e na secretaria da fazenda que nos faz uma entidade estudantil capaz de responder legalmente à situações como estas. Os documentos necessários para efetuar o nosso cadastro e regularizar o CA já estão prontos, mas para efetuá-lo precisamos de, pelo menos, 60 reais. E como a moça da xérox não cumpriu o combinado, ainda não temos renda e os únicos 15 reais que temos em caixa foram doação dos membros do Centro Acadêmico.
Por que uma pessoa do CA não assinou o contrato? O CACOS é um entidade política! O nosso dever é escutar quais são as demandas dos estudantes do curso e levá-las aos conselhos superiores e à Administração Superior. Temos que organizar eventos sim, mas esta ocorrência serviria apenas para desgastar algum membro. Nós escutamos muito por causa disso, mas infelizmente não podemos arriscar que alguma coisa aconteça e nós arquemos com as consequências. Sim, o CACOS representa todos os estudantes de COS. Mas nós não somos obrigados a nos responsabilizar por ninguém. São todos maiores de idade, vacinados e cientes de seus deveres.
Foi dito que a nossa única responsabilidade foi cuidar do transporte. E isso que fizemos, ligamos em TODAS as empresas de ônibus de Cuiabá e a mais barata foi a que encontramos e estávamos negociando. Só surgiu um orçamento mais barato que o nosso porque era de conhecidos de alguém.Assim, havíamos encontrado a solução perfeita para o problema do nome do contrato. Todos o assinariam e, consequentemente, todos se responsabilizariam pelo que quer que acontecesse no ônibus. Nada mais justo certo? Mas foi encotrado um ônibus que ficaria 8 reais mais barato para cada um e, como a maioria manda, esse foi o escolhido.
Fizemos o que pudíamos para levar a delegação Mato Grosso ao Rio de Janeiro. Deixamos todos os outros projetos do CA só para nos concentrarmos no ENECOM, sendo que a reforma da sede, legalização da Xérox e semana do calouro são extremamente importantes. Todas as reuniões serviram para resolver problemas de interesse na minoria (que vai ao encontro) e, mesmo assim, houve pessoas que falaram que nós não estávamos tomando frente das coisas e que "para pedir voto servíamos".
Sem citar nomes e sem ressentimentos, estamos apenas tentando esclarecer algumas coisas, pois uma das nossas propostas era estar em contato com o estudante. Creio que conseguimos, pois a decisão de deixar algumas funções da organização do encontro para a delegação do enecom fez com que estes interagissem bastante e pessoas de vários semestres se conhecessem. Não se pode agradar a Gregos e Troianos, por isso sabíamos que haveriam críticas duras quanto à nossa atuação. Assim funciona a democracia no Brasil e, apesar dos pesares, esperamos que os estudantes entendam que estamos tentando fazer o nosso melhor.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário