Participar do Movimento Estudantil é transformar-se em um agente de mudança da sua própria realidade. É a ocupação de seus espaços. A garantia de nossos direitos começa aqui.

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

*CARTA ABERTA SOBRE O ADIAMENTO DO COBRECOS

*Esta carta foi formulada pelo coletivo que é próximo ao CACOS

O Movimento Estudantil infelizmente é característico por sua dificuldade em ter memória das suas ações. Em 2007 a Enecos decidiu por adiar o Seminário de Porto Alegre, atitude que em conjunto avaliamos ter causado um número menor de participantes do que na data prevista anteriormente.

Avaliamos que adiar o Cobrecos hoje teria um efeito similar ou pior nos estados e escolas que já estão se mobilizando, elegendo delegados, verificando valores de ônibus e preparando toda a logística de centenas de estudantes de diferentes estados e realidades, ainda mais faltando pouco mais de um mês para a data prevista.

É sabido que o momento de refluxo vivido pela esquerda faz com que todos os encontros enfrentem muita dificuldade tanto em relação à mobilização quanto à estrutura. No entanto, isso não deve impedir que eles ocorram. Pelo contrário, é necessária uma dedicação extra por parte dos CAs, DAs, Coordenadores Regionais e grupos que constroem a Enecos, na perspectiva de contribuir para que essa situação no Movimento Social e no MeCom se reverta.

Nesse sentido, devemos trabalhar para que o Cobrecos seja o mais viável possível e por isso ele deve ser realizado em época de férias, quando os e as militantes tem maior possibilidade de se deslocar e estar de férias do estágio e faculdade. Além disso, é importante lembrar o papel central que o Cobrecos cumpre na estrutura da executiva, uma vez que deve deliberar os posicionamentos políticos e ações da Enecos, além de dar posse à nova gestão da Executiva.

Por isso, acreditamos ser viável e necessária a realização do Cobrecos na data prevista, apesar das dificuldades encontradas, uma vez que devemos garantí-lo e não repetir o erro de 2007, pois o Cobrecos tem tarefa fundamental a cumprir na organização do Mecom.

Assinam esta carta:

Bruna Pinheiro - UFMT

Caio Zinet –  PUC/SP

Camila Chaves – UFMA

Fábio Nassif – PUC/SP

Fernando Rotta – PUC/RS

Filippo Cecílio –  PUC/SP

Gabriela Moncau –  PUC/SP

Gustavo Assano – PUC/SP

Isabela Sander – PUC/RS

Julia Otero – PUC/RS

Laion Spíndula – PUC/RS

Lara Abib – Comissão Eleitoral Nacional da ENECOS e UFES

Luana Soutos - UFMT

Luka Franca – PUC/SP

Mariana Freitas - UFMT

Marcela Rocha – Coordenadora Regional SE1 da ENECOS  PUC/SP 

Marília Cancelli – Unisinos/RS

Marina D'Aquino – Comissão Eleitoral Nacional da ENECOS  PUC/SP

Naiady Piva – UFPR

Paula de Paula – Coordenadora Regional SE1 da ENECOS e PUC/SP

Pedro Ribeiro Nogueira – PUC/SP

Rafael Thomé – PUC/SP

Raissa Genro – PUC/RS

Rodrigo Borges Delfim – PUC/SP

Sandra Ferreira - UFMT

Valério Paiva – Coordenador Regional SE1 da ENECOS e PUC/S

Nenhum comentário: