Participar do Movimento Estudantil é transformar-se em um agente de mudança da sua própria realidade. É a ocupação de seus espaços. A garantia de nossos direitos começa aqui.

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

O ERECOM acabou e já sentimos saudades!


O ERECOM foi um dos desafios que a nossa gestão abraçou com toda a força para cumprir. Quando eleitos, sabíamos que Cuiabá seria a sede do encontro do Centro-Oeste este ano, mas não pensávamos que conseguiríamos. No ENECOM Rio, nos reunimos com o resto dos estados da regional CO e sentimos que o encontro deveria sair, tanto pelo bem dos estudantes quanto pelo bem da Enecos (Executiva Nacional dos Estudantes de Comunicação Social).

Um contato com estudantes da Unic (hoje membros do recém fundado Centro Acadêmico Macaco Amuná) e nossas esperanças foram aumentado. Eles toparam encarar esse encontro conosco e hoje, temos mais certeza que sem eles nada sairia. Portanto, Yuri ,Sika, Igor, Helô e Ariane, muito obrigado!

O ERECOM aconteceu semana passada, mas já se mostra em forma de saudade. As pessoas que conhecemos, as milhares de reuniões, as novas amizades, tudo isso fará falta. A sede não foi exatamente em Cuiabá. Realizamos o encontro no Centro de Formação e Pesquisa Olga Benário (18 km depois do Trevo do Lagarto), um espaço do MST com a estrutura perfeita para qualquer evento deste porte. Aliás, isso nos leva a outro agradecimento: o MST. Tão mal visto, essa foi a forma de mostrar aos estudantes que o movimento não é um monstro de sete cabeças e sua causa deve ser entendida e, se possível abraçada.

O local também foi perfeito para um tema que foi discitido em quase todos os encontros pelo país, a Criminalização dos Movimentos Sociais. Este tema, casado com uma das bandeiras da Executiva (é norma, mas fizemos com muitíssimo prazer) que é a Democratização dos Movimentos Sociais. Essa foi a forma de trazer a discussão política para o ERECOM. Quem participou gostou, pode ter certeza! Só ganhamos conhecimento com os palestrante maravilhosos que levamos.

E como não podia faltar, as festas... ops! Culturais! Como uma forma de relaxar depois de um dia de intenso debate, levamos os grupos Raizera e Batuquenauá para mostrar aos que vieram como nós festamos aqui. Sem contar o inesquecível Peterson, com seu show de Drag Queen (profissional), que marcou todos com seu carisma.

É isso. Esse post foi só para mostrar que quem não foi, perdeu! Mas a redenção está aí. Em janeiro acontecerá o Cobrecos Salvador e poderemos levar 10 delegados. Sexta-feira faremos a Assembléia para elegê-los. Compareça! (Mais informações no post abaixo)
PS: Ano que vem, ERECOM Dourados ok?! Boa sorte à nova CO!

Nenhum comentário: