Participar do Movimento Estudantil é transformar-se em um agente de mudança da sua própria realidade. É a ocupação de seus espaços. A garantia de nossos direitos começa aqui.

quinta-feira, 5 de junho de 2008

Essa vale a pena ler até o fim!


Bairro de elite de uma grande cidade brasileira. Convite para almoço. O apartamento, decorado com obras de arte verdadeiras, é sofisticado e aconchegante, como a mesa farta a cargo da cozinheira com muitos anos de casa. A conversa não fica atrás: o assunto é política, temperada com sexo, dinheiro, negócios escusos, traição. Basta lançar o nome de um rico ou poderoso no ar e a ficha vem no ato: “Fulano? Esse começou a vida em tal lugar etc. e tal”.

Nosso homem respira e transpira informação. “Tudo em off”, ele avisa no começo da conversa, condição de sobrevivência para o tipo de trabalho que faz. Sua especialidade: “Gerenciador de crises, assessor de imprensa, lobista”, diz, o que na prática significa produzir notícias do interesse de seus clientes, políticos e empresários (às vezes representados por escritórios de advocacia ou agências de publicidade) que buscam projeção ou reversão de prejuízos causados por denúncias na mídia.

Ele explica que a função do lobista que atua na imprensa é influenciar jornalistas à imagem e semelhança dos lobistas contratados para trabalhar no Congresso, esses com a missão de “sensibilizar” parlamentares. Também há pontos comuns entre seu trabalho e o do assessor de imprensa convencional, a principal diferença está no modo como atua: em vez de mandar releases e disparar telefonemas burocráticos, o lobista da comunicação se converte em “fonte” dos jornalistas, oferecendo notícias, dando a “ficha” de personalidades emergentes na imprensa, repassando as últimas sobre o assunto em voga. A reputação de homem bem-informado que sempre tem algo a oferecer aos jornalistas é a alma do negócio.

Gerenciador de crises, assessor de imprensa, lobista”, diz, o que na prática significa produzir notícias do interesse de seus clientes, políticos e empresários.



Nenhum comentário: