Participar do Movimento Estudantil é transformar-se em um agente de mudança da sua própria realidade. É a ocupação de seus espaços. A garantia de nossos direitos começa aqui.

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

O ERECOM acabou e já sentimos saudades!


O ERECOM foi um dos desafios que a nossa gestão abraçou com toda a força para cumprir. Quando eleitos, sabíamos que Cuiabá seria a sede do encontro do Centro-Oeste este ano, mas não pensávamos que conseguiríamos. No ENECOM Rio, nos reunimos com o resto dos estados da regional CO e sentimos que o encontro deveria sair, tanto pelo bem dos estudantes quanto pelo bem da Enecos (Executiva Nacional dos Estudantes de Comunicação Social).

Um contato com estudantes da Unic (hoje membros do recém fundado Centro Acadêmico Macaco Amuná) e nossas esperanças foram aumentado. Eles toparam encarar esse encontro conosco e hoje, temos mais certeza que sem eles nada sairia. Portanto, Yuri ,Sika, Igor, Helô e Ariane, muito obrigado!

O ERECOM aconteceu semana passada, mas já se mostra em forma de saudade. As pessoas que conhecemos, as milhares de reuniões, as novas amizades, tudo isso fará falta. A sede não foi exatamente em Cuiabá. Realizamos o encontro no Centro de Formação e Pesquisa Olga Benário (18 km depois do Trevo do Lagarto), um espaço do MST com a estrutura perfeita para qualquer evento deste porte. Aliás, isso nos leva a outro agradecimento: o MST. Tão mal visto, essa foi a forma de mostrar aos estudantes que o movimento não é um monstro de sete cabeças e sua causa deve ser entendida e, se possível abraçada.

O local também foi perfeito para um tema que foi discitido em quase todos os encontros pelo país, a Criminalização dos Movimentos Sociais. Este tema, casado com uma das bandeiras da Executiva (é norma, mas fizemos com muitíssimo prazer) que é a Democratização dos Movimentos Sociais. Essa foi a forma de trazer a discussão política para o ERECOM. Quem participou gostou, pode ter certeza! Só ganhamos conhecimento com os palestrante maravilhosos que levamos.

E como não podia faltar, as festas... ops! Culturais! Como uma forma de relaxar depois de um dia de intenso debate, levamos os grupos Raizera e Batuquenauá para mostrar aos que vieram como nós festamos aqui. Sem contar o inesquecível Peterson, com seu show de Drag Queen (profissional), que marcou todos com seu carisma.

É isso. Esse post foi só para mostrar que quem não foi, perdeu! Mas a redenção está aí. Em janeiro acontecerá o Cobrecos Salvador e poderemos levar 10 delegados. Sexta-feira faremos a Assembléia para elegê-los. Compareça! (Mais informações no post abaixo)
PS: Ano que vem, ERECOM Dourados ok?! Boa sorte à nova CO!

Assembléia Geral na sexta-feira (28/11)

O CACOS convoca a todos os estudantes de Comunicação Social para participar da Assembléia Geral, às 9:00 horas, no saguão do IL.

Pautas:

- Informes
- Eleição dos delegados do COBRECOS Salvador 2009

O que é COBRECOS?

O Congresso Brasileiro dos Estudantes de Comunicação Social (Cobrecos) é um fórum anual, tradicionalmente realizado no mês de janeiro, que reúne estudantes de todo o país para discutir os rumos do movimento estudantil de Comunicação Social. Além de ser um espaço deliberativo, é também um espaço de formação política, promovido pela Executiva Nacional dos Estudantes de Comunicação Social (Enecos) e realizado por uma Comissão Organizadora local, escolhida previamente, após defesa do projeto.

O Cobrecos é constituído por delegados eleitos em suas escolas, que tem a função de deliberar sobre as proposições do Congresso e por observadores.

Aos delegados é dado o direito de voz e voto. Aos observadores, o direito a voz.

PARTICIPE!

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Câmara aprova cotas raciais em universidades públicas

Brasília - No dia da Consciência Negra, a Câmara dos Deputados aprovou projeto que estabelece cotas raciais e sociais nas universidades públicas federais de todo o país.

Pelo texto, 50% das vagas nas universidades serão reservadas para alunos vindos de escolas públicas. Metade dessas vagas será distribuída de acordo com critérios raciais e estabelecidas proporcionalmente de acordo com a distribuição populacional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A outra metade será distribuída de acordo com a renda familiar per capita que deve ser menor que um salário mínimo e meio.

"O Dia da Consciência Negra contribuiu para que eu tivesse a iniciativa de colocar essa matéria em pauta. Ela contempla todo o conteúdo de justiça social e de etnia", disse o presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP).

FONTE: www.agenciabrasil.gov.br

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

A nova era do rádio!


Com o surgimento dos novos meios de comunicação, jornais, televisão e a internet, o rádio perdeu o "glamour", mas nem por isso foi esquecido ou abolido. Essa discussão sobre os meios de comunicação e as previsões catástróficas, ou não, sempre surge. Alguns mais trágicos acreditaram na extinção do rádio e dos jornais quando ocorreu o boom da televisão, na década de 50 no Brasil, um pouco antes nos Estados Unidos, onde ela surgiu.

Hoje, vemos que a tendência é unir as tecnologias a serviço da informação, a qualidade dela é uma outra discussão de extrema importância, mas ficará para outro momento. Com a internet, houve (na minha opinião) uma inclusão dos meios de comunicação. É possível navegar na internet e, ao mesmo tempo, ler um jornal completo on-line; ouvir a programação ao vivo de rádios do Brasil ou de qualquer parte do mundo, e ainda, outras possibilidades infinitas.

Enfim, hoje lembrei do Woody Allen que, em "A era do rádio" retrata muito bem a magia e as influências deste na vida das pessoas, em especial de quem viveu na "época de ouro" do rádio.

Alguns links interessantes de rádios on-line:

www.globoradio.globo.com

www.radio.usp.br/

www.radiomec.com.br/fm/

www.tvcultura.com.br/radiofm/sobrefm.htm

www.cbn.globoradio.globo.com/cbn/home/index.asp

www.radiobras.gov.br/estatico/radio_nacional_fm.htm

Foto retirada da internet.


Laís Costa

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Oficina com o Tio Yuri


É só clicar no cartaz que ele fica legível. :)

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

IPI lança campanha em defesa de jornalistas perseguidos

O Instituto Internacional de Imprensa (IPI) lançou, nesta quarta-feira (12/11), uma campanha em favor de mais justiça para jornalistas perseguidos em todo o mundo. Com o lema “Justiça Negada”, a entidade pretende chamar a atenção da imprensa mundial sobre casos de profissionais assassinados, presos ou ameaçados em países como Cuba, México, Rússia, Sri Lanka e Turquia.
“Nós devemos informar às pessoas que elas também são impactadas pela prisão e pelo assassinato de jornalistas, porque eles perdem informação sobre o mundo que os cerca”, disse o diretor do IPI, David Dadge, em entrevista coletiva sobre a campanha realizada em Viena.
Para alcançar seus objetivos, a IPI criou um site onde informações sobre casos de violência contra jornalistas são divulgados. A IPI é uma rede de editoras e veículos de comunicação de 120 países.
Site da IPI: http://www.freemedia.at/justicedenied/index1.htm

*Comunique-se.com.br

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Comissão aprova mudança no horário de MT e MS

A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática aprovou uma alteração no fuso horário válido para os estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A mudança, prevista no Projeto de Lei 3403/08, deixa os dois estados no segundo fuso brasileiro, caracterizado pela hora de Greenwich "menos três horas", que compreende todo o litoral do País, o Distrito Federal e vários estados do interior. Mato Grosso e Mato Grosso do Sul passarão a ter, portanto, a mesma hora de Brasília.

A relatora da matéria na comissão, deputada Luiza Erundina (PSB-SP), observou que a diferença de uma hora em relação ao horário de Brasília, de acordo com a Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul, causa prejuízos à atividade industrial, que perde duas horas de trabalho por dia. Além disso, ressaltou Erundina, o deputado Wellington Fagundes (PR-MT), autor da proposta, alega que a diferença de fuso gera gastos às emissoras de televisão, que precisam ajustar a sua programação para transmitir os programas no horário recomendado pelo Ministério da Justiça. "As emissoras têm que gravar os programas impróprios para menores, para que sejam transmitidos exatamente no horário adequado para a região", disse.

A proposta altera o Decreto 2.784/13. Atualmente, o terceiro fuso, caracterizado pela hora de Greenwich "menos quatro horas", compreende Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Amazonas, Rondônia, Roraima e Acre.

Tramitação
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

FNDC

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Estudantes da UFS ocupam reitoria

Pra mostrar o que ninguém que ver: a assessoria de comunicação da ocupação.

Estudantes da Universidade de Sergipe ocuparam na tarde de quinta-feira a sala da Coordenação de Assistência Estudantil (Codae), localizada na reitoria da universidade. A reivindicação básica é assistência estudantil, que é motivo de preocupação. As atividades podem ser acompanhadas pelo blog www.ocupacaoufs.blogspot.com. O CACOS encaminhou a seguinte Moção de apoio aos estudantes em ocupação: 

Moção de apoio do CACOS-UFMT.

O Centro Acadêmico de Comunicação Social (Cacos) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) vem por meio desta moção apoiar os estudantes da Universidade Federal de Sergipe, campus Laranjeiras, que ocuparam a reitoria e reivindicam condições dignas e essenciais para o seu desenvolvimento acadêmico.

Consideramos de extrema importância a mobilização estudantil para conseguir as melhorias necessárias, tanto na estrutura das universidades públicas como na luta por direito a educação superior de qualidade.

Por fim, acreditamos na vitória dos estudantes sergipanos!
Avante essa luta é de todos nós!

CACOS-UFMT

Eleições para ENECOS mobilizam estudantes


Aconteceu hoje de manhã a votação para a chapa nacional da ENECOS (Executa Nacional de Comunicação). Apesar dos diretores do CACOS estarem na correria por causa do ERECOM, as coisas se encaminharam bem. O número de votos foi baixo comparado às eleições de entidades mais próximas, como o CA e o DCE, mas não deixou de ser satisfatório. Foram 62 votos a favor da chapa Sonhos não envelhecem, e 6 votos brancos, em um universo de quase 400 votantes.

A campanha, limitada a cartazes feitos à mão e passadas em sala, tentou esclarecer ao máximo sobre o que é a Executiva, devido à distância da UFMT com a mesma. Sabemos que poderia ser bem melhor, mas o ERECOM está consumindo nossas energias (percebe-se pelo blog, tão abandonado).