6º Estágio Interdisciplinar de Vivência
em áreas de Reforma Agrária e Atingidos/as por Barragens do Estado de MG
'Não teme enfrentar, não teme ouvir, não teme o desvelamento do mundo.
Não teme o encontro com o povo.
Não teme o diálogo com ele, de que resulta o crescente saber de ambos.
Não se sente dono do tempo, nem dono dos homens e das mulheres,
nem libertador dos oprimidos.
Com eles se compromete, dentro do tempo, para com eles [WINDOWS-1252?]lutar”.
Paulo freire - Pedagogia do Oprimido.
Companheiros/ as,
Nós, do Movimento Estudantil de Minas Gerais, desenvolvemos há 6 anos o Estágio Interdisciplinar de Vivência em áreas de Reforma Agrária, e desde o ano passado, também em áreas de atingidos/as por barragens, em nível estadual.
Trata-se de uma atividade permanente de aliança entre Movimentos Sociais, e que aqui no estado tem nos gerado grandes frutos, notadamente no âmbito da articulação entre escolas e entidades estaduais.
Propomos através do Estágio, o despertar de consciência crítica nos estudantes a partir da vivência da realidade dos Movimentos Camponeses, e da reflexão e teorização da realidade social, cultural e econômica do nosso país.
O EIV possui um método que possibilita atingir nossos objetivos de formação e organização estudantil. E que nada tem de [WINDOWS-1252?]“extensão [WINDOWS-1252?]universitária”, pois nosso estágio, carinhosamente chamado de EIV, é totalmente autônomo e avesso às grades curriculares, metodologias, olhares etnocêntricos ou mesmo qualquer vinculação à academia e sua forma de tratar a relação universidade- sociedade.
Se olharmos mais de perto, e pesquisarmos a história, também de inovação não há nada, talvez, apenas tivemos a originalidade e justeza de adaptar dialeticamente a realidade que nos encontramos a algumas propostas já usadas em outras épocas da luta de classes.
A metodologia de vivenciar o seio das classes camponesas em luta, participando de todo seu cotidiano, de forma a quebrar preconceitos e paradigmas cristalizados e valendo-se do trabalho e da vida rural como elemento pedagógico e educativo já fora usado antes.
Podemos dizer que a presença de uma forte inserção do EIV neste meio (universitário mineiro) deve-se, em boa parte, a esta experiência inovadora de casar as lutas do ME às dos Movimentos Sociais Populares, construindo pautas e agendas comuns, e realizando ações conjuntas.
Nesta 6ª edição do EIV MG procuramos, novamente, nos desafiar a construir um Estágio que possibilite o encontro e a formação de lutadores/as estudantis, que através do diálogo e do aprendizado com o povo, com ele se comprometam e com ele lutem, como nos ensina Paulo Freire, seja dentro da Universidade e também fora de seus muros.
Bom camaradas, gostaríamos de socializar com vocês esta reflexão, e incentivá-los a participar e construir conosco o 6º Estágio Interdisciplinar de Vivência de Minas Gerais.
O EIV-MG ocorrerá entre os dias 28 de dezembro de 2008 e 22 de janeiro de 2009, em Belo Horizonte. As inscrições se iniciam no dia 15 de outubro e estarão abertas até dia 13 de novembro. Para se inscrever, preencha a Ficha de Inscrição em anexo e envie para: MailScanner detectou uma possível tentativa de fraude de "br.mc556.mail.yahoo.com"eivmg6@yahoo.com.br. Para conhecer mais sobre o EIV MG e baixar a ficha de inscrição: http://www.vestiario.org/eiv.
Saudações Revolucionárias,
Comissão Organizadora do VI EIV MG
FEAB, ABEEF, ABEF, DCE UFMG, DCE UFU, DCE UFSJ, DCE UFJF, DCE UFV, DCE UFVJM, DATO, DATEM, DAMAR, DAFAFAR, DAFAFICH, DA ENGENHARIA, DA ICB, CACOM, CIRANDA LIBERDADE, ESPAÇO SAÚDE, CONTRA-MOLA, MST, MAB E MARCHA MUNDIAL DAS MULHERES
Para mais informações: eivmg6@yahoo.com.br
OBS: o telefone de contato da UFMG esta errado. O correto é (31) 98059833.
Nenhum comentário:
Postar um comentário